sexta-feira, 2 de setembro de 2011

IFRN não custeia passagens aéreas e impede alunos finalistas de participarem da Olimpíada de Algoritmos Hostnet


Semana passada eu soube que 2 dos autores do I/O (Fátima e Nícholas) seriam finalistas na Olimpíada Brasileira de Algoritmos (a única equipe do Nordeste todo!). Como não poderia deixar de ser, fiquei feliz pelos dois e os parabenizei.


Entretanto, hoje, soube que o IFRN afirmou que não poderia custear as passagens aéreas dos três devido ao corte de 50% no orçamento para viagens. Para tentar garantir a viagem, os alunos ainda tentaram custear suas próprias passagens, mas ainda seria necessária a passagem aérea do professor e nem esta o Instituto Federal se dispôs a pagar. O engraçado é que a instituição publica o feito dos alunos em seu site, mas no mesmo site não deixa claro que não está a fim de pagar as passagens para que eles possam participar da etapa final da olimpíada.
Enquanto isso a instituição está de greve e pedindo o apoio dos alunos…
Eu queria ajudá-los de alguma forma e a forma que encontrei foi propondo o seguinte. Cada um que lê este post escreve um tweet assim:

@IFRN_ @belchiorrocha Custeia as passagens de @fatimamd @nicholas_io @BrunoVinicius_ p/ a final da Olimpíada Bras. de Algoritmos!#ifrnNaOAH

@IFRN é a instituição e @belchiorrocha é o reitor. Acho que podemos ajudar a este pessoal desta forma. Então, cada tweet é um empurrão a mais para conseguirmos ajudar essa galera boa aí.
Abaixo segue um texto escrito pelos 3 alunos explicando a situação.

“A Olimpíada de Algoritmo Hostnet (OAH) é uma competição de caráter nacional que, este ano, completa cinco edições. O evento visa, entre outros objetivos, a auxiliar na formação de profissionais qualificados no campo da informática.
A primeira fase da edição de 2011 deu-se no último dia 19 e contou com a participação de mais de 50 escolas de ensino médio e/ou técnico. Cada escola inscreveu uma equipe, composta por três alunos selecionados internamente. Cinco equipes passaram para a fase final, que será realizada no dia 28 de setembro, no Rio de Janeiro, durante o evento Rio Info 2011.
O IFRN Mossoró conseguiu classificar uma equipe, formada pelos estudantes Bruno Azevedo, Fátima Dantas e Nícholas Oliveira. A equipe foi a única classificada em todo o Nordeste. No próximo dia 28, os três jovens deveriam representar a região na final, concorrendo com alunos de Minas Gerais, Amazonas, Santa Catarina e Espírito Santo.
Todavia, surgiu um empecilho: o regulamento da OAH diz “As despesas com estadia, transporte e alimentação dos alunos na final da Olimpíada serão de total responsabilidade da escola”.
Certos de que teriam o apoio da Instituição, os estudantes dedicaram-se e conseguiram uma vaga na final. Ao conversar com a coordenação da Escola, no entanto, descobriram que não teriam as passagens aéreas custeadas. A explicação oficial é de que o Governo reduziu em 50% os gastos dos Institutos Federais com viagens aéreas – explicação esta que não é vista quando se acessa o sítio do IFRN, que exibe uma notícia descrevendo o feito dos alunos.
Questionado sobre a situação, um dos membros da equipe afirmou: “É revoltante que a Escola faça uso de nosso mérito para se promover e, ao mesmo tempo, não nos dê o apoio financeiro necessário para irmos ao Rio de Janeiro. Cortaram 50% do orçamento? E os outros 50%? Uma oportunidade dessas surge uma vez na vida”.
Seguiremos na luta em uma tentativa de conseguir participar da final da Olimpíada de Algoritmos, mas com uma dúvida e um anseio em mente: Quem iremos representar?"
Att,
Bruno Azevedo, Fátima Dantas e Nícholas Oliveira.

6 comentários:

  1. Isadora Nascimento2 de setembro de 2011 16:28

    Um total absurdo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado professor pelo apoio, ao contrário de alguns outros. Você apoia essa causa!

    ResponderExcluir
  3. Isso é, em verdade, um absurdo completo, faço minhas as palavras de Isadora. Entendo as limitações de orçamento que porventura possa ter o Instituto, mas certas coisas são prioridade e eu acho que esse é um caso. Resta a pergunta: Será q se fossem alunos do Campus Natal haveria verba?
    Fazer educação nesse país é muito difícil.

    ResponderExcluir
  4. é verdade,
    merecem apoio total!

    ResponderExcluir
  5. Até quando vamos ser o país do futuro?

    ResponderExcluir
  6. AJUDE A DIVULGAR

    É BOM CONHECER UM POUCO DA JUSTIÇA:
    É BOM VERIFICAR AS DENUNCIAS DO DR. ABBOUDLAHDO NO YOU TUBE SOBRE A JUSTIÇA NO BRASIL


    http://youtu.be/2iiYgdZOipw

    http://youtu.be/GbNAtPRd5Qk

    http://youtu.be/nOKbfFFg23M


    estes são alguns vídeos que fez sobre invasão de terras no ms pelo poder judiciario
    SOU JORNALISTA FOTOGRAFICO E TAMBÉM DIRIGI O FILME DE LONGA METRAGEM INTITULADO PARALELOS TRAGICOS

    ResponderExcluir