terça-feira, 16 de novembro de 2010

Petrobras está 'destinada a dominar' setor, afirma 'The Guardian'

Para jornal, reservas do pré-sal levaram a 'ascensão meteórica''

A Petrobras quer se tornar a maior produtora mundial de petróleo de capital aberto até 2015, segundo afirma o diretor financeiro da companhia em uma entrevista publicada pelo diário britânico The Guardian nesta terça-feira.

Segundo Almir Guilherme Barbassa, a companhia pretende mais do que dobrar sua produção na próxima década, para 5,4 milhões de barris de petróleo e gás por dia.

Na reportagem de página inteira, intitulada "Petroleiros do Brasil destinados a dominar", o jornal observa que a série de descobertas de reservas de petróleo na camada pré-sal "transformaram a sorte da companhia e catapultaram o Brasil em um dos líderes em energia e um dos motores econômicos mundiais".

Segundo afirma Barbassa ao jornal, a Petrobras será uma das maiores beneficiárias da legislação brasileira que dá à empresa uma parcela mínima de 30% sobre cada nova reserva descoberta, além do controle sobre os novos projetos.

O Guardian observa que isso significa que as grandes petroleiras privadas mundiais, como BP, Shell e ExxonMobil, "terão que ficar em segundo plano atrás da Petrobras pelo acesso às vastas reservas brasileiras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário