quinta-feira, 18 de março de 2010

O que eu penso sobre...

Royalties do Pré-sal
O petróleo é da União e suas benesses têm de ser compartilhadas por todos os estados e municípios, no entanto, defendo a mudança nas regras daqui pra frente, sem retroagir para os contratos que já estão em vigência. O choro do governador do Rio foi ridículo, desprezível. Não é assim que se debate.
.
Taxa SELIC
Ontem, 17/03, o Banco Central manteve a taxa em 8,75% ao ano. Segundo diz o mercado, a tendência é de alta por que o BC tá preocupado com as pressões inflacionárias. Eu quereria a manutenção da taxa nesses níveis, senão o seu decréscimo. Isto por que uma taxa menor fomenta o crescimento econômico e o Brasil precisa de diminuir a pobreza e de crescer mais. No entanto, segundo os da área, é necessário uma elevação da taxa para que a inflação mantenha-se dentro da meta. Aguardemos.
.
Dilma Roussef
Como todos sabem, sou eleitor de Dilma. Ontem (17/03) o Ibope divulgou nova pesquisa em que ela aparece com uma distância de apenas 5 pontos percentuais de José Serra. O crescimento de Dilma nas últimas pesquisas darão combustível à sua campanha. Acredito que até o início do horário gratuito ela já estará a frente de Serra.
.
Terremoto no Chile
O Chile é mesmo um país de dar inveja, sobretudo para nós aqui da América do Sul, pois tem mostrado grande organização para poder lidar com os impactos de tão devastador terremoto. Se nós compararmos os eventos do Haiti com os do Chile, ficará mais do que claro a diferença, ainda mais se nos dermos conta de que o país andino tem um fundo soberano de mais de 30 bilhões de dólares só para esse tipo de emergência.
.
Lula no Oriente Médio
A imprensa nacional dá uma cobertura muito diferente da internacional. Aqui no Brasil essa viagem beira ao ridículo por que o Presidente tem se oferecido para ser mediador e nós não temos nada a ver com nada que acontece por aqueles lados. Lá fora, ao contrário, todos enaltecem a maior participação do Brasil no contexto internacional e muitos tem dito que nós poderemos sim ser mediadores neste e em outros conflitos. O Brasi é um ator importante, quer queiramos, quer não.

9 comentários:

  1. Você acredita que a tentativa de intermediação do presidente Lula no oriente médio, seja unicamente uma tentativa de se projetar mundialmente, com o intuito de se tornar no futuro o secretário geral da ONU?

    ResponderExcluir
  2. Isso é perfeitamente possível de ser verdade, no entanto, acredito que seja muito mais uma consequência da projeção internacional que o Brasil tem tido, do que um projeto pessoal do Presidente.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem professor, tou gostando de ver!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bem professor, tou gostando de ver!!²

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Lucas e Igor, descobriram o blog? Que bom. Espero que sempre o leiam. Faltou o "Amo mossoró" no post de Lucas Diniz! kkkkkkkkkk!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Professor muito bom o blog...Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Raul, eu quero ver é um post teu falando da venezuela...

    ResponderExcluir
  8. Já por diversas vezes a Venezuela foi citada neste blog. Hugo Chávez é o que de pior pode a política produzir, só pra começar! kkkk!

    ResponderExcluir