quinta-feira, 21 de maio de 2009

A ministra Dilma Rousseff

Se houve uma coisa ao qual eu sempre tenha me furtado de falar em público, foi sobre política partidária. Não que eu não goste do tema, pelo contrário, mas é que como em minhas aulas eu toco em assuntos como esse constantemente - seria impossível dar aula de geografia sem citar o que Lula anda fazendo, por exemplo -, julgo ser prudente manter a imparcialidade - se é que isso é possível - para quê, de repente, não achem que eu estou fazendo proselitismo para este ou aquele candidato. Assim, sempre deixei essas discussões para as mesas de bar com os amigos mais politizados.
Entretanto, vou me permitir falar aqui de uma personalidade que admiro muito, aquela que dá o tema desta postagem, a ministra Dilma Rousseff. Esta é uma personalidade que eu acho vá contribuir muito com a política brasileira, caso seja, de fato, candidata a presidente. Ela é séria, intelectualizada - o que eu mais gosto -, nada populista - pelo menos por enquanto -, centrada e destemida. Uma disputa entre ela e Serra será, tranquilamente, um episódio inédito em nossa política nacional e só mostra o quanto, embora a passos lentos, caminhamos para o aprimoramento do debate político no Brasil. Por outro lado, o simples pensamento de se dar um terceiro mandato ao Presidente Lula, mostra o quanto ainda pensamos estar vivendo em épocas do Império. Contradição tipicamente brasileira.
Ademais, espero ansiosamente o debate que se travará no próximo ano. Acho que será uma ótima oportunidade para discutirmos aquilo que realmente é importante para o Brasil e as minhas aulas de geografia desse período não tratarão de outra coisa, certamente! Temos ainda que aguardar o desfecho da doença da ministra, o que espero seja positivo.
Aguardemos e nos posicionemos!

2 comentários:

  1. Concordo perfeitamente com vc e se Lula tenta-se um 3º mandato era a vez dos brasileiros lutar por democracia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Dilma parece ser uma mulher muito forte e além de tudo capacitada para o principal cargo publico brasileiro.
    E sou totalmente contra também a um 3° mandato de Lula isso representaria a volta da ditadura, apesar do atualmente presidente está desenvolvendo um bom trabalho.

    ResponderExcluir