sábado, 30 de maio de 2009

EUA reforçam presença no Pacífico com envio de caças ao Japão

Agência EFE
.
Os Estados Unidos decidiram reforçar sua presença no Pacífico com o envio de aproximadamente dez caças F-22 Raptors ao Japão.
A previsão é que os aviões militares, que decolaram do estado americano da Virgínia, cheguem ainda hoje à base aérea de Kadena, na província japonesa de Okinawa. O envio dos caças supersônicos acontece em meio à escalada de tensão na região, onde a Coreia do Norte lançou vários mísseis nas últimas semanas. Segundo fontes do Departamento de Defesa, os aviões que partiram em direção ao Japão fazem parte dos dois esquadrões que a Força Aérea americana montou nos últimos quatro meses com objetivo de reforçar a segurança no Pacífico Ocidental. Mais cedo, em Cingapura, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, afirmou que os EUA responderão "rapidamente" se as ambições nucleares da Coreia do Norte ameaçarem o país ou seus aliados na Ásia. "Não ficaremos parados" enquanto a Coreia do Norte desenvolve capacidade para semear a destruição, disse Gates numa conferência asiática sobre segurança.
.
Minha opinião
Eu não tô conseguindo acreditar que a Coreia do Norte realmente vai conseguir irritar os EUA, o Japão e a Coreia do Sul a ponto de provocar uma guerra naquela região, não. Isso é completamente ilúcido! Para completar, a Rússia andou anunciando apoio à Coreia, o que complica, ainda mais, o jogo. Tem gente que não se conforma com o fim da Guerra Fria, não é mesmo? O cerco tá se fechando. Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário