terça-feira, 4 de novembro de 2008

Leitura significativa: Um meio de formar leitores competentes



Por Daniele Souza


(Pedagoga e especialista em educação)


.
Como educadora vejo que a leitura é uma condição essencial na nossa sociedade. Hoje a maior preocupação de nós educadores é a de como formar leitores, mas os que consigam compreender e interagir com o que está sendo lido e não aqueles que fazem uma leitura por imposição do professor ou para fazer uma prova, por que essa será uma leitura sem sentido. Paulo Freire diz: A leitura tem de ser prazerosa, pois assim ela nos permite viajarmos por lugares nunca antes imaginados.

Como leitores não devemos aceitar as opiniões prontas, temos sim que emitir as nossas próprias opiniões sobre o assunto. Mas quando não compreendemos sobre o que queremos expressar podemos procurar em várias fontes, tais como: revistas periódicas (Veja, Carta Capital, Semana, Super Interessante, entre outras) Jornais e a Internet. Temos hoje acessos às mais diversas publicações impressas ou não, cabe a nós selecionarmos e aproveitarmos esse prazer. Boa leitura para vocês.

3 comentários:

  1. É uma sensação estranha vir aqui e comentar no meu próprio blog, mas, ao mesmo tempo é também honrosa! Daniele é servidora pública municipal, muito competente e altamente inteligente. Eu, quando a convidei a participar do blog achei que ela não fosse querer, mas de pronto aceitou e aí está o seu primeiro texto publicado aqui. Também fica o convite para quem quiser fazer o mesmo, será uma honra!

    ResponderExcluir
  2. "Nada melhor que mergulhar em algumas folhas de papel e descobrir mundos e mundos fantásticos!"

    A leitura para mim é essencial, particularmente eu adoro ler, qlq tipo de leitura q me traga informações produtivas é relevante pra mim!

    Qlq novidade q eu ver, te passo Raul!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o artigo da professora Daniele,
    gostaria de parabenizar o blog que está com um ótimo acervo de bons textos.
    abraços

    ResponderExcluir