sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Minhas impressões sobre a crise.

Esse é um assunto muito discutido atualmente, às vezes até já batido, no entanto, acho que eu não posso me eximir de também colaborar um pouco com a discussão, aliás, esse lugar aqui é pra isso mesmo.
Bem, os especuladores apostaram alto nos chamados títulos "subprime" e se deram mal, disso todos já sabemos, no entanto, o que é de impressionar é a cadeia gigantesca que se formou a partir desses investidores. Quero dizer: Impressionante como uma perda entre meia dúzia de grandes investidores se transforma em uma crise mundial. Impressionante! Isso é geografia pura, é globalização! Criamos um ambiente onde um importante ator econômico global - esteja ele na China, Índia, Brasil, EUA, Europa ou Japão - está interligado a todos. As crises deixam de ser locais e passam a ser globais.
Elogiável, em meio a isso tudo, é o Brasil. Estamos passando pela crise com poucas conturbações, pelo menos se nós compararmos esta com as outras que se passaram na década de 90. Naquela época se o mundo espirrase nós morríamos com pneumonia crônica, hoje não. No entanto, a despeito de tudo isso, é por óbvio que a crise chegou que, a depender de quanto tempo ela ainda dure lá pela Europa e pelos EUA, a situação poderá se agravar mais no país, tanto é que as previsões de crescimento econômico do PIB nacional em 2009 já foram revistas para menos de 3%. Não somos estáveis ainda, mas caminhamos para a estabilidade com passos largos e isso ainda me dá muita esperança de que um dia sejamos uma nação mais justa para todo o nosso povo.

4 comentários:

  1. Raul, bela iniciativa a sua em criar um blog para discutir questões que nos rondam todos os dias, e que são muito importantes para nosso crescimento como cidadão e, consequentemente, como sociedade.

    Pois bem, a Crise que o mundo está passando tem gerado muitas discussões quanto a sua constituição, bem como seus efeitos.
    Esse é um tema bastante noticiado, porém ainda não o acho "batido"!
    Sempre é bom enxergarmos com outros olhos temas vistos diariamente, e você, com certeza, o fará muito bem!

    Parabéns pelo blog. Sempre passarei por aqui.

    João Neto

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mto bem escrito e relevante esse artigo... E Concordo bastante contigo...

    A crise econômica dos EUA ñ abalou tanto o Brasil, comparando com outros emergentes. Nos últimos anos nosso país adquiriu uma certa estabilidade, isso foi o que "assegurou" (de certa forma) o Brasil diante dessa crise... Digo isso de acordo com meu ponto de vista!

    Adorei a sua colocação remetendo às crises passadas, que se o mundo espirasse, morreríamos com pneumonia crônica.

    ResponderExcluir